As sete marcas de carros de luxo em Portugal sofreram juntas uma queda de 20% em 2020 face a 2019, segundo os dados da ACAP. A Maserati, Jaguar e Lamborghini registaram quebras nas vendas, com a Porsche, Ferrari e Aston Martin a registarem aumentos e a Bentley a manter-se inalterada.
Apesar da pandemia de Covid-19 ter desacelerado a economia portuguesa, a compra de carros de luxo não parou em Portugal. Ainda assim, face a 2019, as vendas diminuíram com algumas marcas a perderem cerca de metade do seu volume de vendas em território nacional. Da Porsche à Maserati, conheça as marcas automóveis de luxo mais vendidas em Portugal.
1- Porsche (831 unidades vendidas)
A Porsche foi a marca que mais automóveis considerados de luxo vendeu em Portugal durante 2020. Apesar dos impactos económicos da pandemia, a marca alemã consegui aumentar as suas vendas em 10,9%.
2 - Jaguar (427 unidades vendidas)
A marca de luxo britânica foi a segunda mais vendida em Portugal durante 2020. Ainda assim o volume de vendas da Jaguar diminuiu 49,8%.
3 - Ferrari (33 unidades vendidas)
Apesar do número reduzido de automóveis vendidos, a marca italiana consegiu aumentar as vendas em Portugal, mais 15,4%.
4 - Bentley (21 unidades vendidas)
A Jaguar repetiu o número de vendas registadas em Portugal face a 2019.
5 - Lamborghini (15 unidades vendidas)
Conhecida pelas cobres vibrantes, a Lamborghini vendeu apenas 15 carros em Portugal durante 2020. Os números registados representam uma diminuição de 21,1%.
6 - Maserati (sete unidades vendidas)
A Maserati foi a marca de luxo que registou a maior diminuição de vendas em 2020 face a 2019, menos 56,3%.
7 - Aston Martin (sete unidades vendidas)
Apesar de ser uma das marcas de luxo menos vendidas em Portugal, a Aston Martin conseguiu aumentar as suas vendas em 16,7% durante 2020.
No que toca ao sector como um todo, a Mercedes-Benz foi a terceira mais comercializada em Portugal, alcançando uma quota de mercado de 9,5%, “uma das maiores a nível mundial”, segundo um comunicado da empresa a que o jornal económico teve acesso.
A venda de automóveis em Portugal fica, inevitavelmente, marcada pela pandemia de Covid-19 que diminuiu significativamente as vendas. As marcas ‘premium’ ganham terreno face às “tradicionais”. Conheça o top 10 das marcas automóveis mais vendidas em Portugal.
A ASF volta também a ativar a recomendação às seguradoras para não distribuírem dividendos e para constituírem provisões em face do novo confinamento e do impacto económico do lockdown decretado. As medidas temporárias, como as moratórias, continuam em vigor.
A estatal chinesa lançou uma OPA sobre a totalidade da EDP em maio de 2018, mas desistiu após a alteração dos estatutos para acabar com o limite de votos de 25% por acionista ter sido chumbada. Desde essa altura, vendeu 1,8% em fevereiro de 2020, mas reforçou no aumento de capital em agosto.
A EDP encerra hoje de vez a central a carvão de Sines e estuda as possibilidades para o futuro, que podem passar pelo hidrogénio verde. O Governo diz que o gás natural vai garantir a segurança do abastecimento.