[weglot_switcher]

Estes são os 42 concelhos com elevado risco de inundações. Tejo, Mondego e Sado com maior risco

Além dos 42 mais expostos às inundações, existem outros 21 que também arriscam a sofrer com a força das águas. Tempestade Marta chega com muita chuva, vento, neve e agitação marítima.
Lusa
6 Fevereiro 2026, 15h56

Portugal conta com 42 concelhos com elevados risco de inundações esta sexta-feira e no sábado, revelou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

No caso das bacias hidrográficas, os rios Sado, Tejo e Mondego são os rios que mais preocupações estão a causar às autoridades neste momento, com Tejo a contar com mais concelhos ameaçados (17), seguido do Mondego (7) e o Sado (6).

A tempestade Marta chega com muita chuva, vento, neve e agitação marítima. Neste momento, Portugal conta com 26 mil operacionais de proteção civil no terreno.

“A Marta pode chega já hoje ao fim ou amanhã de manhã. Os terrenos estão muito cheios de água, não aguentam as derrocadas. Não podemos preparar-nos para a próxima tempestade, não há essa possibilidade. Temos de nos preparar para as consequências da Marta”, disse esta sexta-feira a ministra do Ambiente e da Energia.

Maria da Graça Carvalho destacou que a tempestade vai entrar por Sines. “Sado, Tejo e Mondego são as nossas preocupações. Vão ser horas de muita tensão, mas estamos a gerir ao minuto”.

“O dia de ontem foi particularmente difícil, tivemos um caudal muito grande no Tejo, muito alto, porque em Espanha, as barragens de Alcantara e Cedillo tiveram necessidade de descarregar mais. Cedillo estava a atingir 96% e por razões de segurança teve de fazer descargas. Houve um aumento bastante considerável, quase que duplicou o caudal do Tejo, que hoje está mais baixo”, afirmou em declarações à imprensa esta sexta-feira.

Dias 6 e 7 – Elevado risco de inundações

Rio Vouga: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar, Vagos e Cantanhede

Rio Águeda: Águeda;

Rio Mondego: Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Soure

Rio Tejo: Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Gavião, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha

Rio Sorraia: Coruche, Benavente

Rio Sado: Alcácer do Sal; Santiago do Cacém; Grândola; Alvito; Ourique; Ferreira do Alentejo

Além dos concelhos com elevado risco de inundações, também existem 21 concelhos em risco de inundações.

Dias 6 e 7 – Risco de inundações

Rio Lima: Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima

Rio Cávado: Braga; Barcelos; Vila Verde; Esposende

Rio Ave: Santo Tirso, Trofa; Vila Nova de Famalicão

Rio Douro: Gondomar, Porto; Vila Nova de Gaia; Lamego; Peso da Régua

Rio Tâmega: Chaves, Amarante

Rio Lis: Leiria

Rio Guadiana: Alcoutim; Castro Marim e Vila Real de Santo António


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.