Três alunos e um docente da Licenciatura em Gestão da Atlântica – Instituto Universitário, no concelho de Oeiras, dinamizam uma sessão de literacia financeira na Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, em Cascais, em colaboração com os professores da disciplina de Cidadania.
A iniciativa decorre esta sexta-feira, 31, Dia Mundial da Poupança, e está inserida no programa “Educar para a Cidadania: Poupar, um compromisso com o futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
O programa que mobiliza estudantes do ensino superior em todo o país destina-se a promover a literacia financeira junto da comunidade escolar, sensibilizando, desde cedo, para a importância de saber gerir os recursos pessoais, compreender decisões económicas e fazer escolhas conscientes.
Durante a atividade, serão trabalhados conceitos fundamentais de planeamento financeiro, consumo consciente e investimento no futuro, procurando estimular nos jovens a reflexão sobre hábitos que reforcem a sua autonomia e responsabilidade.
“Este projeto alinha-se muito com a missão da Atlântica: formar estudantes preparados para intervir de forma prática e útil na sociedade. É muito gratificante ver os nossos alunos a aplicar o conhecimento académico em benefício da comunidade, contribuindo para uma maior consciência financeira entre os mais jovens”, afirma Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica.
A ação conta com o envolvimento de outras instituições de Ensino Superior e a participação direta das autoridades de supervisão financeira, nomeadamente o Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões, entidades parceiras do programa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com