Um estudo da Consumers Trust Labs, por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), que identifica as tendências de consumo mais relevantes, diz que 66% dos inquiridos relevaram o consumo sustentável e ético e 51,4% disseram estar dispostos a pagar mais por um produto sustentável.
“Adquirir produtos com embalagens recicláveis ou biodegradáveis já é opção para 58,7% e 53,2% assume evitar marcas com impacto ambiental negativo”, referiu o estudo. Já 43% disse que valoriza a Economia circular (reutilização, reciclagem e segunda mão).
“Os dados mostram que a maioria dos consumidores tem preocupação com as práticas éticas e sustentáveis das marcas. 51,4% admite que estaria disposto a pagar mais por produtos e serviços que promovam estas práticas nas suas políticas de negócio: 42,9% (até 10% mais caro), 6,4% (entre 10% e 20% mais caro) e 2,1% (até 20% mais caro). Porém, 48% assume não estar disposto a pagar mais”, indicou o estudo.
Na pergunta ‘Considera importante a sustentabilidade da embalagem dos produtos que compra?’, 58,7% disse preferir adquirir produtos com embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
Sobre condições laborais o estudo disse que 61,7% defenderam que não comprariam um produto se soubesse que foi produzido em condições precárias de trabalho (exemplos: exploração infantil, salários injustos, excesso de horas de trabalho).
Este estudo diz ainda que 53,2% dos inquiridos disse que evita marcas com grande impacto ambiental, “caso saiba que uma marca polui significativamente o ambiente”.
É ainda referido no estudo, que os inquiridos quando questionados sobre experimentarem novas marcas ou manter-se fiel às que conhece, 66,4% disse que “tudo depende do produto e serviço oferecido”, 29,5% disse que prefere marcas que já conhece, e 4,1% admitiu experimentar novas marcas.
O estudo mostra também que antes de comprar um produto novo 57,6% diz que avalia o preço e a disponibilidade do produto e 24,5% diz procurar uma alternativa sustentável (segunda mão, reciclado, produzido de forma ética.)
“Sobre os valores de uma marca, a qualidade do produto é o fator mais valorizado para 86,3% dos inquiridos. Segue-se a acessibilidade do preço (72,1%) e o atendimento ao cliente (51,1%). A sustentabilidade foi apontada por 44,8% dos consumidores e a responsabilidade social da marca importa para 34,5% dos inquiridos”, salientou o estudo.
Na pergunta ‘De que forma as redes sociais influenciam as suas decisões de compra?’, 54% disse que são influenciados pelas redes sociais e 33% dos consumidores sente-se influenciado por avaliações e feedbacks de outros antes de comprar.
“Entre reputação e notoriedade, 78,1% dos consumidores valoriza a reputação antes de comprar e afirma ler sempre feedbacks e avaliações de outros consumidores, mesmo que a marca seja pouco conhecida”, disse o estudo.
“Este estudo destaca que, além da qualidade do produto ou serviço e da importância que dão à reputação das marcas, os consumidores estão cada vez mais atentos, conscientes e sensíveis às práticas de sustentabilidade e responsabilidade das marcas no âmbito do impacto ambiental. Esta preocupação é admitida pela maioria dos inquiridos do estudo – e ficou vincada em várias respostas -, mostrando que as marcas devem assim adaptar-se a estas novas tendências de consumo consciente e responsável, para serem valorizadas e elegíveis pelos consumidores”, disse o CEO da Consumers Trust e fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.
Este estudo foi feito através de um questionário online, entre 3 e 12 de março, que juntou 1.353 participantes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com