Num contexto de aumento da tensão com o houthis do Iémen – alvo de um recente ataque aéreo – os Estados Unidos terão movido bombardeiros de longo alcance para uma base aérea estratégica no Oceano Índico, adianta o jornal iraniano ‘Iran International’, que cita um porta-voz do Comando Estratégico dos EUA. O agrupamento militar e as suas unidades “conduzem rotineiramente operações globais para dissuadir, detetar e, se necessário, derrotar ataques estratégicos contra os Estados Unidos e seus aliados”, acrescentou o porta-voz, dizendo que não comenta ações específicas.
A base em questão, uma instalação conjunta do Reino Unido e dos Estados Unidos em Diego Garcia, já foi usada para lançar ataques ao Oriente Médio, incluindo o Iraque e o Afeganistão. Para lá se dirigiram bombardeiros furtivos B-2, aviões de carga C-17 e aviões-tanque de reabastecimento aéreo, informou a agência da indústria de defesa The War Zone, citando imagens de satélite. Em outubro, os Estados Unidos usaram os B-2 para ataques a instalações de armas subterrâneas houthis no Iémen.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu, recorde-se, que Teerão chegue a um acordo sobre o programa nuclear (enquadrado no acordo conhecido por JCPOA) ou enfrente uma intervenção militar e alertou que qualquer ataque dos houthis seria tratado como emanando da vontade do regime iraniano.
O país já respondeu oficialmente à invetiva de Trump: o ministro iraniano das Relações Exteriores reiterou que a política de Teerã ainda é “não negociar diretamente” com os Estados Unidos enquanto “pressão máxima” e “ameaças militares” contra o Irão estiverem em vigor. Abbas Araghchi acrescentou que as “negociações indiretas” com os EUA podem continuar como no passado: “negociações indiretas ocorreram durante os governos de Rouhani e de Raisi”, refere o jornal ‘Theran Times’. Anwar Gargash, conselheiro diplomático do presidente dos Emirados Árabes Unidos, visitou Teerão a 13 de março e entregou uma carta de Trump ao ministro, endereçada ao Líder da Revolução Islâmica, Aiatolá Ali Khamenei.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com