[weglot_switcher]

EUA. Setor do petróleo e gás perde empregos enquanto economia renasce

“O setor de petróleo e gás continua a contrair, enquanto a maioria das indústrias parece estar a recuperar”, disse Matthew Fitzsimmons, analista da Rystad Energy.
3 Julho 2020, 18h07

O desemprego nos Estados Unidos continua a cair depois do desconfinamento se ter iniciado e de milhares de negócios reabrirem as suas portas. Numa análise do Instituto de Estatísticas do Trabalho, o setor da energia foi o que registou o maior número de perdas de mão de obra, enquanto noutros setores o emprego começava a crescer, aponta o ‘Financial Times’.

Segundo os dados do gabinete de estatísticas norte-americano, as empresas de extração de petróleo e gás perderam 1.200 empregos no mês passado. A consultora Rystad Energy sustenta que, incluindo categorias associadas, o setor perdeu 10 mil empregos desde o início da pandemia. A consultora admite ainda que estes cortes de postos de trabalham estão a aprofundar o mau-estar económico entre os produtores de petróleo norte-americanos.

“O setor de petróleo e gás continua a contrair, enquanto a maioria das indústrias parece estar a recuperar”, disse Matthew Fitzsimmons, analista da Rystad, ao ‘Financial Times’. “O ritmo diminuiu, definitivamente, mas acho que ainda veremos pequenas contrações nos próximos meses”, assumiu.

A quebra nos empregos no setor da energia, que já caiu 14% desde o início da pandemia, continua à medida que a taxa de desemprego caiu para 11,1% no mês de junho a partir dos 13,3% registados em maio, depois de serem adicionados 4,8 milhões de novos empregos à economia.

De acordo com Angie Clinton, responsável das Estimativas Nacionais da Divisão de Estatísticas do Emprego, a tendência do emprego no setor da extração de petróleo e gás parece seguir a avaliação do preço do petróleo. Desde o início da pandemia que o preço do petróleo continua a cair, forçando os produtores a reduzir a atividade e a diminuir os postos de trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.