[weglot_switcher]

Juros da dívida portuguesa afundam depois de Draghi admitir novas políticas de estímulo

Draghi admitiu que o BCE estará disposto a lançar estímulos adicionais caso os riscos não diminuam. Discurso do presidente do BCE teve eco nos mercados, com o euro e os títulos de dívida do governo alemão a caírem.
  • Yves Herman/Reuters
18 Junho 2019, 11h03

O discurso de Mario Draghi teve impacto imediato nos mercados, com o euro a afundar depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter admitido esta terça-feira que poderão ser necessárias novas medidas de estímulo para a zona euro e não descartou, em caso de necessidade, um novo corte na taxa de juros se os riscos não atenuarem.

O euro caiu 0,29% para os 1,1185 dólares, enquanto às 9 horas negociava nos 1,1242 dólares. Também as obrigações alemãs a 10 anos caíram a pique depois das palavras do italiano, recuando 0,295%. Já os juros da dívida portuguesa a 10 anos caíram para 0,589%.

O líder do banco central revelou, no Fórum do BCE, que decorre até esta quarta-feira em Sintra,  que, nas próximas semanas, o Conselho de Governadores irá deliberar sobre como é que as ferramentas de política monetária serão implementadas, de forma a serem adaptadas para mitigar os riscos.

“Na ausência de melhorias, isto é, se as condições que ameaçam o regresso a um nível de inflação sustentado persistirem, serão necessários estímulos adicionais”, disse.

https://jornaleconomico.pt/noticias/draghi-pronto-a-lancar-novos-estimulos-adicionais-se-riscos-nao-atenuarem-457348

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.