O euro registou uma queda significativa esta quinta-feira, atingindo o seu nível mais fraco em mais de dois anos em relação ao dólar, com preocupações sobre a economia europeia e a divergência nas políticas monetárias entre os Estados Unidos e a Europa.
A moeda comum desvalorizou-se em 0,4%, fixando-se em 1,0314 dólares, o valor mais baixo desde novembro de 2022, e acumulando uma desvalorização de cerca de 8% desde o final de setembro, quando estava acima de 1,12 dólares.
A pressão sobre o euro deve-se, em parte, aos receios de que as economias orientadas para a exportação da região possam ser afetadas pelas novas taxas comerciais dos EUA, assim como às expectativas de que o Banco Central Europeu possa cortar as taxas de juro de forma mais agressiva do que a Reserva Federal dos EUA.
Além disso, a crescente incerteza política nas principais economias do bloco tem contribuído para acentuar a pressão sobre a moeda.
Analistas preveem que o euro possa cair até à paridade com o dólar ou mesmo abaixo desse patamar neste ano.
A última vez que o euro esteve ao nível atual foi em 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que desencadeou uma crise energética na Europa e levantou temores de uma recessão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com