Euro cai para mínimos de abril de 2017 face ao dólar

Com as economias da Alemanha e da França a darem sinais de debilidade, os analistas preveem que o BCE mantenha uma política monetária expansiva durante bastante tempo.

O euro caiu esta quinta-feira face ao dólar para o valor mais baixo desde abril de 2017, depois de também ter descido em relação à libra, na sequência da demissão do ministro das Finanças britânico.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0843 dólares, quando na quarta-feira quase à mesma hora negociava a 1,0879 dólares. O valor do euro oscilou entre 1,0834 e 1,0889 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,0867 dólares. Com as economias da Alemanha e da França a darem sinais de debilidade, os analistas preveem que o BCE mantenha uma política monetária expansiva durante bastante tempo.

A instabilidade política na Alemanha, após a demissão da líder da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, apontada como a sucessora da atual chanceler Angela Merkel, também tem pressionado o euro, uma vez que pode ter consequências no governo de coligação alemão, segundo alguns analistas do mercado de divisas citados pela Efe.

A procura de ativos seguros, como o dólar, o iene e o franco suíço, aumentou depois de ter sido divulgado que aumentou o número de vítimas do coronavírus na China, com mais de 15 mil novos infetados e de 254 mortos num só dia.

O euro também caiu em relação à libra, após a demissão de Sajid Javid como ministro das Finanças do Reino Unido, sendo substituído por Rishi Sunak.

  • Divisas…………….hoje………….quarta-feira
  • Euro/dólar…………1,0843…………….. 1,0879
  • Euro/libra………..0,83041……………. 0,83903
  • Euro/iene………….119,01…………….. 119,70
  • Dólar/iene…………109,76…………….. 110,03
Ler mais

Recomendadas

Azul votou favoravelmente a saída da TAP. Estado tem luz verde para a reestruturação

“Neeleman tinha a TAP na mão, com 84,2% dos direitos económicos”, recorda um ex-quadro da TAP. Mas a hipótese da nacionalização da companhia acelerou a saída dos brasileiros da Azul, que votaram favoravelmente o “adeus” à TAP esta segunda-feira, 10 de agosto, no Estado de São Paulo.

Gaia aprova intervenções em empreendimentos sociais no valor de 20 milhões de euros

“Na próxima semana já começam obras em vários”, disse esta tarde, em reunião camarária, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sobre um investimento que resulta de candidatura Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Empresas com novo apoio à retoma recebem ajuda para subsídio de Natal em 2021

A jurista Alexandra Marcelino explicou que o trabalhador com redução de horário no âmbito do novo apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade “tem direito a subsídio de Natal por inteiro”.
Comentários