Com exceção de Geometria Descritiva A, as médias os exames nacionais são todas superiores a 100 pontos. Mesmo na disciplina de Geometria, a média é superior aos 95 apontos, situando-se em 9,7 – positiva, para todos os efeitos.
No conjunto das 25 disciplinas sujeitas a exame final nacional em 2022/2023, e comparativamente ao ano letivo anterior, regista-se uma subida na classificação média em 10 exames, tendo dois mantido a classificação. Nas restantes disciplinas, com um número de provas realizadas superior a 2500, não há subidas nem descidas significativas.
De assinalar uma subida de 24 pontos no exame final nacional de Matemática B e de 16 pontos, nos exames de Português e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
De referir uma diminuição de 20 pontos a História da Cultura e das Artes, de 9 pontos, a Matemática A, de 8 pontos, a História e de 7 pontos nos exames de Geografia A e de Geometria Descritiva A.
Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 658 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português. Foram registadas 263 626 inscrições na 1.ª fase, tendo sido realizadas 208 646 provas, o que corresponde a cerca de 79,1% das inscrições.
Biologia e Geologia foi a disciplina com mais provas realizadas – 38 617 provas, seguida de Português, com 34 065 provas, Matemática A, com 33 749 provas e Física e Química A, com 31 392 provas.
O processo de classificação envolveu 8142 docentes do ensino secundário, bem como 10.000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas. A avaliação da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras envolveu 11 420 avaliações da componente oral, nos seis exames nacionais de línguas estrangeiras, das quais 9 442 a Inglês, 1 077 a Espanhol, 339 a Francês, 305 a Espanhol, 201 na disciplina de Alemão, 24 a Mandarim e 2 a Italiano. Na avaliação da componente oral, estiveram envolvidos nos júris de classificação cerca de 3 200 professores de línguas estrangeiras.
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