A pandemia de Covid-19 e o Brexit não impediram que os executivos britânicos somassem dinheiro às suas fortunas. De acordo com um estudo independente da “High Pay Centre”, citado pelo “The Guardian”, os executivos britânicos fizeram mais dinheiro até às 17 horas do que um salário anual de um trabalhador médio numa empresa.
O mesmo estudo indica que os principais executivos das empresas no FTSE 100 recebem uma média de 3,6 milhões de libras (quatro milhões de euros), sendo 115 vezes superior ao salário médio de 31.461 libras (34.677 euros) recebido por trabalhadores médios do Reino Unido.
“Estes valores repugnantes expõem a escala absoluta de desigualdade e exploração no local de trabalho”, apontou Warren Kenny, secretário-geral de um sindicato que representa mais de 600 mil trabalhadores britânicos. “Os trabalhadores que fizeram sacrifícios heroicos para manter a sociedade unida durante o surto merecem coisas melhores. Está na altura dos líderes corporativos, acionistas e políticos acordarem e agirem”, disse Kenny, referindo-se a vários despedimentos coletivos e lay-offs que aconteceram durante a pandemia.
A secretária-geral do Congresso Sindical, Frances O’Grady, foi mais longe e apontou que a diferença entre salários é gritante, e mostra “como a economia é injusta”. “O nosso exército de trabalhadores que ganham o salário mínimo manteve o país durante a pandemia. Não foram os CEO que estão no topo que arrecadaram mais do que deviam”, disse O’Grady ao “The Guardian”.
Uma empresa que se destacou na diferença salarial foi o supermercado online ‘Ocado’, liderado por Tim Steiner. O executivo recebeu um salário de 58,7 milhões de libras (64,7 milhões de euros) em 2019, enquanto a equipa que trabalha no setor das entregas e no armazém deste supermercado digital recebeu 22.500 libras (24.792 euros) no mesmo ano.
O estudo do “High Pay Centre” calculou ainda que os CEO das grandes empresas têm de trabalhar 12 horas diárias durante 320 dias para conseguirem manter uma remuneração estável, recebendo então um pagamento de 941 libras (1.037 euros) por horas, enquanto os seus trabalhadores que recebem 8,72 libras (9,61 euros) por hora têm de trabalhar durante 212 anos para ganhar o mesmo valor do que o seu superior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com