[weglot_switcher]

Falta de médicos de família na Região preocupa Comissão de Utentes da Madeira

Para o Porta-Voz da Comissão esta é a causa responsável por “grande parte da enorme afluência de utentes nas urgências do Hospital Nélio Mendonça”.
31 Janeiro 2019, 16h04

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde, esteve esta quinta-feira junto ao Centro de Saúde da Nazaré, no Funchal, para denunciar a falta de médicos de família na Região.

O Porta-Voz da Comissão, Filipe Olim, refere que é “inconcebível” que 51% dos utentes inscritos nos Centros de Saúde do Funchal não tenham médico de família. Neste sentido a Comissão exige que seja aplicada a lei que estipula que nenhuma criança e jovem fique privado de médico de família e que a todos os recém-nascidos seja automaticamente atribuído um médico de família.

“Os Cuidados de Saúde Primários significam, para a esmagadora maioria da população da Região, o primeiro contacto com o Serviço Regional de Saúde. É essencial que o Serviço Regional de Saúde, faseadamente, comece a fazer cumprir este direito constitucional a todos os cidadãos madeirenses e portossantenses, iniciando o processo dando prioridade a todas as famílias com crianças e jovens”, refere o Porta-Voz da Comissão.

Filipe Olim acrescenta ainda que “grande parte da enorme afluência de utentes nas urgências do Hospital Nélio Mendonça é fruto deste desinvestimento nos cuidados primários de saúde”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.