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Feedzai compra tecnologia biométrica para prevenir fraudes através de mudanças de comportamento (com áudio)

Plataforma adquirida é capaz de analisar “diferenças que encontramos na forma como alguém segura o telefone, a rapidez com que navega numa aplicação bancária ou a forma como digita a sua palavra-passe e prevemos se uma determinada sessão é ou não confiável”.
4 Agosto 2021, 08h00

A Feedzai já trabalhava para evitar fraudes, mas prepara-se agora para as impedir quando o burlão ainda está a pensar se as vai fazer. Ou seja, juntando à sua inteligência preditiva a inteligência comportamental. O unicórnio português comprou a empresa Revelock, com sede em Madrid, para agregar biometria à sua solução e escalar o negócio da prevenção do crime financeiro.

Com esta aquisição, a tecnológica fundada em 2011 vai permitir que os seus clientes (bancos, processadores de pagamento, acquirers e comerciantes) tenham uma melhor perceção do que as pessoas fazem e tomar decisões de risco mais precisas, porque a Revelock estuda a fundo até a forma como se agarra no telemóvel ou de digita o PIN para garantir que é mesmo o utilizador por trás daquele ecrã e não um cibercriminoso com intenções de espalhar malware/phishing ou apoderar-se de contas.

“Com os nossos perfis hipergranulares totalmente anónimos, somos capazes de detetar as mudanças mais subtis no comportamento do utilizador. Utilizamos, por exemplo, diferenças que encontramos na forma como alguém segura o telefone, a rapidez com que navega numa aplicação bancária ou a forma como digita a sua palavra-passe e prevemos se uma determinada sessão é ou não confiável”, explica o CEO da Revelock, Pablo de la Riva.

Segundo a Feedzai, a combinação das duas tecnologias – a da Feedzai (Segment of One Profiling, que usa 150 biliões de pontos de dados para ver se a transação é fraudulenta) e a biometria (análises comportamentais baseadas em deep learning) vai criar a maior Rede de Inteligência Financeira (RIF) do mundo – um ‘cofre’ com mais de um trilião de pontos de dados, sessões e perfis.

“Construímos a Revelock para ajudar o comércio global a identificar se alguém é realmente quem diz que é quando está a fazer transações online” – Pablo de la Riva

A empresa portuguesa está encarregue da gestão de todo o processo, desde o login até ao check-out, tratando automaticamente os dados biométricos e transacionais sem adicionar trabalho manual às equipas de ciência de dados. E garante que a privacidade não está comprometida.

“Estamos a falar de atuar na fase pré transação, onde é possível efetivamente prever e prevenir um crime financeiro antes mesmo que aconteça. Mais de 20% do dinheiro do mundo flui pela Feedzai e garantimos as contas bancárias de uma em cada cinco pessoas. Já sabíamos quais os contextos transacionais de 800 milhões de consumidores, mas agora, com a Revelock, adicionamos inteligência fundamental no processo para saber como a transação ocorre”, clarifica o CEO, Nuno Sebastião.

A aquisição, cujo valor não foi revelado, contou com a assessoria jurídica da sociedade de advogados Garrigues e com a assessoria financeira da FT Partners, apurou o Jornal Económico. A transação foi possível depois de ter fechado uma ronda de investimento de 200 milhões de dólares (cerca de 169 milhões de euros) liderada pela norte-americana KKR, no início deste ano.

“O nosso objetivo sempre foi tornar o comércio digital seguro para todos” – Nuno Sebastião

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