A Federação Nacional de Professores anunciou, esta quarta-feira, que vai reunir o secretariado nos dias 12 e 13 de outubro para analisar a versão preliminar do Orçamento do Estado para o próximo ano.
“Nesta reunião, serão analisadas as condições em que as escolas se encontram, um mês depois do início do ano letivo, sendo um dos problemas mais graves a falta de professor(es) para dezenas de milhares de alunos. Uma falta que poderá acentuar-se com a aposentação de várias centenas todos os meses”, explicou a Fenprof.
No encontro do secretariado será ainda analisado “o projeto do Governo sobre formação inicial de professores e decidido o eventual pedido de negociação suplementar”.
“Ponto forte dos trabalhos será a análise da proposta de Orçamento do Estado para 2024, designadamente nas áreas da Educação, do Ensino Superior e da Ciência. Essa apreciação, a par da panóplia de problemas não resolvidos, será determinante para o futuro próximo da luta dos professores e dos educadores”, vincou a federação.
A Fenprof vai ainda decidir as medidas que serão tomadas para denúncia, nos planos nacional e internacional, de atos persecutórios e procedimentos disciplinares de que são vítimas docentes que lutam pelos seus direitos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com