O design e mobiliário portugueses, sob a organização da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, marcam presença na Decorex International 2025, que decorre de 12 a 15 de outubro, no Olympia, em Londres, reforçando a posição do ‘Made in Portugal’ “como referência internacional de qualidade e sofisticação”. A participação nacional ocupará parte do Grand Hall, “reunindo marcas que representam o melhor da fileira madeira, mobiliário e decoração portuguesa”, refere a organização em comunicado.
Com uma proposta assente em sofisticação, originalidade, rigor técnico e sustentabilidade, as empresas portuguesas pretendem afirmar-se no competitivo panorama internacional e potenciar oportunidades com compradores, arquitetos e designers britânicos e europeus, refere ainda o comunicado.
A Decorex 2025 destaca-se pela sua curadoria de marcas de alta gama, pelo programa Design Talks que reúne oradores de renome, e por espaços como Making Spaces, onde artesãos demonstram técnicas ao vivo. “Este evento é também palco para lançamentos de coleções, demonstrações e networking de alto nível entre os principais atores do setor”.
Para a AIMMP, esta presença é estratégica: “levar o design e mobiliário portugueses ao palco da Decorex confirma o reconhecimento internacional da nossa fileira. Queremos conectar empresas nacionais com decisões de compra britânicas e internacionais, reforçando a visibilidade da excelência do ‘Made in Portugal”, destaca Vítor Poças, presidente da AIMMP, citado pelo comunicado.
A delegação portuguesa estará apta a explorar oportunidades nas áreas de exportação, parcerias, investigação de novos mercados e cooperação técnica. A presença em Londres permitirá um contacto direto com profissionais do design britânico e europeu, fortalecer redes de distribuição e captar clientes e projetos para os próximos anos.
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
Frato, Granorte, IBTW Portugal, Le Brands Group, Malabar, Mamoa, More Contract, Muranti, Salma, Sentta, Stylish Club, X8 Solutions Group e Ziya Concept são as empresas nacionais que fazem parte da comitiva.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com