[weglot_switcher]

Fim dos vistos gold interrompe projetos de 34 milhões na cultura (com áudio)

Interior do país era um dos principais alvos de 170 investidores estrangeiros. Ministro da Cultura confirma a existência de projetos aprovados. Associação de promotores receia problemas diplomáticos.
6 Abril 2023, 07h41

O fim do programa dos vistos gold anunciado no pacote ‘Mais Habitação’ pelo Governo no passado dia 30 de março, foi uma das medidas que mais polémica e revolta criou entre os investidores imobiliários. Apesar do primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado durante o briefing do Conselho de Ministros (CM) que a lei geral já prevê a concessão de autorização de residência para investimento empresarial, cientifica ou cultural, o certo é que muitos dos investidores estão a interromper os investimentos que tinham no horizonte para Portugal.

Uma das áreas afetadas é precisamente a da cultura, onde estava previsto um investimento de 34 milhões de euros para projetos relacionados com a arte cinematográfica, em particular no interior do país.

Ao Jornal Económico (JE), fonte próxima deste processo indica a existência de 170 investidores estrangeiros que pretendiam investir 34 milhões de euros distribuídos por dez projetos. Entre as nacionalidades destacam-se clientes dos Estados Unidos, Canadá e Médio Oriente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.