[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas foi de 200 milhões de euros até outubro

O financiamento das administrações públicas tinha sido negativo em 9,4 mil milhões de euros no mesmo período de 2023, mostram dados do Banco de Portugal.
créditos ao consumo Banco de Portugal
20 Dezembro 2024, 11h27

O financiamento das administrações públicas foi de 200 milhões de euros até outubro, após ter sido negativo em 9,4 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

O exterior financiou as administrações públicas em 1,5 mil milhões de euros, sobretudo através de títulos de dívida, indica o regulador liderado por Mário Centeno.

Em contrapartida, as administrações públicas financiaram os bancos em 600 milhões de euros, principalmente pelo aumento de depósitos, e os outros setores residentes em 700 milhões de euros, sobretudo através do desinvestimento em certificados do Tesouro pelas famílias.

O Banco de Portugal refere ainda que uma análise por instrumento mostra que o financiamento através de emissões líquidas de títulos correspondeu a 3,5 mil milhões de euros. Por outro lado, o financiamento das administrações públicas por intermédio de empréstimos, deduzidos de depósitos, foi negativa em 3,3 mil milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.