[weglot_switcher]

Fique a saber como acionar a garantia de um produto

Para uma sociedade mais sustentável, o consumidor tem de se mobilizar no combate à tendência dos fabricantes em lançarem para o mercado produtos com data de prazo muito curta. Falamos da obsolescência programada.
23 Março 2020, 07h45

Os bens móveis, incluindo os comprados pela net têm uma garantia legal de dois anos.

O consumidor deve acionar a garantia sempre que se verifiquem falhas, avarias ou defeitos nos equipamentos. A lei define quatro vias possíveis para a resolução: a reparação, a troca, uma redução sobre o preço ou a devolução com reembolso. Porém, não estabelece uma ordem para ativar cada uma destas soluções. O consumidor tem de optar por uma, conversando com o vendedor, desde que seja possível e considerado razoável.

Também pode ativar a garantia se o bem não corresponder à descrição da embalagem ou não for adequado ao uso pretendido, nos casos em que o vendedor soube da intenção do consumidor.

Se o produto for substituído, o novo beneficia de uma garantia de dois anos. Se apenas uma peça for substituída, esta também beneficia de uma garantia de dois anos.

Embora a reparação não seja, à partida a opção mais interessante para o consumidor e nem sempre pareça uma decisão difícil – não raramente o orçamento do arranjo ultrapassa o valor de um equipamento novo -, não existem lojas ou oficinas de reparação suficiente, não podemos ficar sem esse equipamento – devemos reflectir sobre o curtíssimo tempo de vida dos produtos.

Para uma sociedade mais sustentável, o consumidor tem de se mobilizar no combate à tendência dos fabricantes em lançarem para o mercado produtos com data de prazo muito curta. Falamos da obsolescência programada.

O crescimento de resíduos elétricos e eletrónicos no espaço europeu aumenta 3 a 5% por ano, devendo chegar a doze milhões de toneladas este ano.  Temos de exigir melhor conceção dos produtos, maior durabilidade e reparações mais fáceis, rápidas e económicas dos produtos, sobretudo dos equipamentos eletrónicos. Pelo bem-estar do nosso orçamento e do planeta.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/deco/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”918″ slug=”deco” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/deco/thumbnail?version=1548952991608&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.