Fisco identifica 309 ‘super-ricos’ no país

Estes contribuintes pagaram 78,5 milhões de euros em IRS, segundo a Autoridade Tributária.

Cristina Bernardo

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou 309 “contribuintes de elevada capacidade patrimonial” em Portugal, mais 30% do que em 2016, revela o “Expresso” na edição deste sábado, 14 de setembro.

O Fisco colocou, assim, no radar das autoridades mais 69 multimilionários do que na última vez que os dados foram enviados ao Parlamento. Trata-se de indivíduos que, num ano, arrecadam mais de 5 milhões de euros de rendimento e/ou concentram mais de 25 milhões de euros em património financeiro e imobiliário.

“Houve uma progressão, mas continuam muito aquém das potencialidades que tinham sido apontadas por um ex-diretor da AT [José Azevedo Pereira]”, afirmou ao semanário do grupo Impresa o deputado do PCP Paulo Sá.

Segundo a mesma publicação, citando uma nota enviada pela AT, estes contribuintes pagaram 78,5 milhões de euros em IRS, o que perfaz uma média de 254 mil euros anuais por cada família.

Recomendadas

Ja validou as faturas? Prazo termina amanhã

Cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais. Para obter o benefício máximo, basta gastar 715 euros, facilmente atingíveis com os encargos da casa e da família. Em conjunto, um casal pode deduzir um máximo de 500 euros no seu IRS.

IRS: Termina hoje prazo para comunicar alterações no agregado familiar

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai considerar até esta sexta-feira os dados enviados pelos contribuintes a confirmarem a composição do seu agregado familiar e outras atualizações, para efeitos de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.

Contribuintes podem comunicar agregado familiar e atualizar dados até dia 21

Em informação enviada à Lusa, o Ministério das Finanças explicou que “o prazo legalmente previsto termina no dia 15 [sábado]. No entanto, os dados que forem comunicados por essa via até ao final do próximo dia 21 de fevereiro ainda serão considerados pela AT”.
Comentários