A Fitch Ratings melhorou a classificação do rating do BCP.
A revisão em alta do rating do BCP por parte da Fitch Ratings reflete o progresso consistente do banco liderado por Miguel Maya na redução dos riscos do balanço, a resiliência do modelo de negócio, materializado na melhoria estrutural da rendibilidade core e na geração interna de capital.
A Fitch refere que esta evolução positiva está refletida na redução do rácio de NPE e na redução dos custos legais associados aos créditos hipotecários denominados em francos suíços na operação polaca. No âmbito da análise realizada, a Fitch Ratings, teve também em consideração a atualização do ambiente operacional português de bbb+ para a-, que se deverá traduzir em oportunidades de crescimento do BCP devido à sua forte franquia doméstica.
O Banco Comercial Português fez o anúncio ao mercado de que a agência de notação financeira Fitch Ratings melhorou a notação da sua dívida sénior unsecured de longo prazo de BBB para BBB+, na sequência do upgrade do rating de emitente de longo prazo, Issuer Default Rating (IDR) de BBB para BBB+ e do Viability Rating (VR) de bbb para bbb+, tendo mantido o Outlook Positivo.
A manutenção da perspetiva positiva relativa ao BCP (Outlook Positivo) baseia-se na visão da Fitch Ratings sobre o modelo de negócio, a rendibilidade e a capacidade de geração orgânica de capital do banco, devendo estas dimensões evoluir de forma favorável com a execução bem-sucedida do plano estratégico e com a resolução dos riscos de legacy relacionados com os créditos hipotecários denominados em moeda estrangeira na operação polaca.
A Fitch Ratings também reviu em alta os ratings atribuídos aos depósitos de BBB+ para A- e aos instrumentos de Additional Tier 1 e Tier 2 em um notch para BB e BBB-, respetivamente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com