A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai marcar presença na reunião com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, agendada para a manhã de sexta-feira, com o intuito de registar a receção das propostas enviadas.
Durante a reunião, a FNAM vai registar a entrega de propostas e dar conta da sua posição, mas garante, em comunicado, que não fará “qualquer análise parcelar da proposta” até ter “uma apreciação global para todos os médicos”.
Médicos terminam hoje greve nacional, mas paralisações continuam
Segundo a FNAM, o Ministério da Saúde enviou as propostas “com pouco mais de 24 horas de antecedência relativamente à reunião, precisamente às 02:59 da madrugada de dia 27”.
Para a FNAM, o ministro da Saúde “continua a tratar os médicos, bem como todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde com desdém e falta de respeito”, tendo demorado 15 meses para concluir propostas. A FNAM garante que a avaliação dessa “proposta será tão exigente como responsável, e apresentaremos em tempo útil uma contraproposta que sirva os médicos e o Serviço Nacional de Saúde”.
Os médicos terminaram nesta quinta-feira uma greve de três dias, na qual pediam ao Governo propostas concretas sobre a valorização da carreira e das grelhas salariais nas negociações que decorrem desde 2022. Apesar de a greve nacional convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter terminado, os médicos de família vão continuar em greve às horas extraordinárias até 22 de agosto.
Nos dias 1 e 2 de agosto são esperados mais protestos dos médicos, com mais uma greve nacional convocada pela FNAM.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com