Durante os últimos meses, a procura dos serviços do Cartão de Cidadão foi bastante acentuada. Para reforçar a respostas destes serviços, foram colocadas em prática novas soluções que procuraram diminuir o tempo de espera dos cidadão que precisavam de renovar o cartão de cidadão. Nas medidas do Governo, apostou-se na renovação online do documento de identificação, que está em funcionamento desde 20 de junho para cidadãos com mais de 25 anos.
Com a entrada desta medida em vigor, foram efetuados mais de 13 mil pedidos por esta mesma via, avança um comunicado conjunto da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e da ministra da Justiça, esta sexta-feira.
“Outra medida implementada para melhorar o atendimento do cartão de cidadão diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadãos existentes no sistema, o que permitiu a redução para metade do tempo médio de atendimento (cerca de cinco minutos)”, sustenta o mesmo comunicado. Além destas medidas, apostaram ainda no alargamento de locais para a renovação deste documento.
Desde o dia 20 de maio que os cidadãos nacionais podem renovar o cartão de cidadão em sítios que não os balcões do Instituto dos Registos e do Notariado, mas também em Espaços Cidadão de regiões como Lisboa, Algarve e Porto. Assim, a proximidade ao cidadão aumenta mas também a oferta que este tem.
Atualmente existem 54 Espaços Cidadão, sendo 40 na Área Metropolitana de Lisboa, 9 na região algarvia e cinco na Área Metropolitana do Porto, uma vez que já ocorrem mais de 10 mil pedidos nestes espaços. O o Espaço Cidadão de Portimão tem registado uma grande afluência de cidadãos residentes e não residentes, e foram recebidos, em média, desde o dia 8 de julho, 10 pedidos de renovação deste documento por dia.
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