[weglot_switcher]

Fórum Banca 2026 reúne decisores do setor financeiro. Inscreva-se

O setor bancário português volta a estar no centro do debate estratégico com a realização do Fórum Banca 2026, promovido pelo Jornal Económico, no próximo dia 10 de março, no Hotel Ritz, em Lisboa.
6 Fevereiro 2026, 08h00

O encontro afirma-se como um dos principais palcos de reflexão e decisão sobre o futuro da banca num contexto de rápida transformação tecnológica, regulatória e geopolítica. Sob o conceito “banca de confiança na era autónoma”, o Fórum Banca 2026 irá reunir administradores, CEOs, decisores políticos, reguladores e especialistas do setor financeiro para discutir os grandes desafios que marcam a agenda bancária: a adoção de sistemas autónomos de Inteligência Artificial, a tokenização de ativos, a estabilidade financeira, a supervisão, a sustentabilidade e o papel da banca no financiamento da economia real.

Num cenário de taxas de juro estabilizadas e de crescente exigência regulatória no domínio digital, o evento propõe uma reflexão profunda sobre como transformar ganhos de eficiência operacional em criação de valor, sem perder a confiança dos depositantes nem a proximidade humana com clientes e empresas. Em paralelo, será debatido o papel da banca como motor da capitalização empresarial e do investimento privado, num momento de maturidade dos critérios ESG e de transição para um contexto pós-PRR .

O Fórum Banca 2026 é uma iniciativa do Jornal Económico, powered by Media Nove, e conta com o patrocínio da Askblue, Contisystems, Morais Leitão Advogados e Alvarez & Marsal, reunindo parceiros de referência na construção de uma agenda estratégica para o futuro do sistema financeiro nacional.

As inscrições já se encontram abertas e destinam-se a todos os profissionais e decisores que pretendem compreender, antecipar e influenciar o futuro da banca em Portugal. Num ecossistema financeiro em rápida mutação, este é um encontro incontornável para quem quer estar na linha da frente da mudança.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.