A França quer organizar uma segunda reunião para discutir a Ucrânia e a segurança europeia esta quarta-feira, mas desta vez convidou países europeus que não compareceram no encontro do início desta semana – a que acrescenta, segundo a Reuters, o Canadá, o que é algo de surpreendente, apesar de ser um país NATO.
Noruega, Lituânia, Estónia, Letónia, República Checa, Grécia, Finlândia, Roménia, Suécia e Bélgica são os países desta vez convidados – ficando a dúvida sobre se os que foram a Paris na segunda-feira voltarão a ser convidados. Alemanha, Itália, Dinamarca, Polónia, Reino Unido e os executivos da União Europeia estiveram em Paris na primeira reunião. O formato seria híbrido, incluindo participação em vídeo.
O novo encontro acontece depois de, esta terça-feira, delegações da Rússia e dos Estados Unidos se terem encontrado em Riad, capital da Arábia Saudita – numa reunião que não foi tão longe como era esperado pelos analistas. De facto, uma cimeira entre a Rússia e os Estados Unidos ao nível da presidência foi um dos pontos que eram esperados no final dos trabalhos, mas tal encontro não está ainda agendado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com