[weglot_switcher]

Francisco Pedro Balsemão: “15 milhões do Estado ficam aquém da expetativa”

O presidente executivo do grupo Impresa salienta que a verba investida pelo Estado em publicidade “faz sentido, porque é um modelo não existencialista” e que é preciso aguardar “pelos critérios de repartição” que vão ser definidos pelo Executivo.
Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.
4 Maio 2020, 17h00

Francisco Pedro Balsemão afirmou que os “15 milhões que foram disponibilizados pelo Estado para investimento publicitário acaba por ser um valor que fica aquém das nossas expetativas”.

O presidente executivo do grupo Impresa esteve esta segunda-feira, 4 de maio, em Belém, reunido com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que tem estado ao longo do dia a receber os representantes dos principais órgãos de comunicação social em Portugal.

“Estamos preocupados com o setor da comunicação social em Portugal, isto não será segredo para ninguém. É um setor que antes desta pandemia já sofria por várias razões e que com esta pandemia vieram a agravar-se. O nosso setor tem uma grande dependência da publicidade e apesar de nunca ter havido tanta gente a ver televisão, a comprar jornais e ir aos sites de internet, a verdade é que como o país e o mundo pararam acaba por haver uma grande dificuldade em haver investimento publicitário”, explicou Francisco Pedro Balsemão.

O responsável do grupo Impresa salienta que é “preciso haver soluções para as quedas no mercado de 50% e 60%” e que a verba investida pelo Estado “para nós faz sentido, porque é um modelo não existencialista”, embora tenha ficado aquém das expetativas, dado que “foi feita uma proposta que era superior a esta. Agora temos de aguardar os critérios de repartição que vão ser definidos pelo Estado”.

“Nós não queremos o peixe, queremos é a rede para apanha esse peixe e este investimento do Estado é uma das soluções”, referiu Francisco Pedro Balsemão.

O CEO destacou que algumas das soluções discutidas com o Presidente da República “passam por o desagravar de algum tipo de temas fiscais como o caso dos anunciantes. Devia haver um desagravamento do investimento publicitário por parte dos anunciantes e isso depois gera um ciclo virtuoso”.

Francisco Pedro Balsemão sublinhou a necessidade de face ao panorama atual “aproveitar para acelerar a transformação digital para o setor. Se queremos ir de encontro aos hábitos que as pessoas foram adquirindo nesta pandemia devia haver aqui apoios do Estado para o setor dos media fazer essa aceleração”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.