A fronteira terreste entre Portugal e Espanha vai manter-se encerrada até à Páscoa, que tem lugar no início do próximo mês, a 4 de abril.
A continuação do encerramento, com exceção dos pontos que se mantêm abertos com restrições, foi anunciado na quinta-feira pelo primeiro-ministro durante a conferência de imprensa em que apresentou o plano de desconfinamento do país.
“Ainda hoje com Espanha, reafirmámos a decisão de, apesar dos níveis de pandemia nos dois lados da fronteira, manter até à Páscoa a fronteira encerrada, para evitar as tradicionais grandes deslocações da Semana Santa que existem. Vão ser mantidas encerradas as fronteiras até à Páscoa”, disse António Costa após o Conselho de Ministros.
Em relação às fronteiras externa da União Europeia, o primeiro-ministro sublinhou que Portugal continua a cumprir as regras acordadas na União Europeia, “com medidas especiais para países de maior risco e de origem das estirpes que neste momento merecem maior cuidado”,
“Por isso, temos restrições particulares a todas as pessoas que vêm diretamente do Reino Unido, ou outras escalas via Reino Unido, ou via Brasil, ou da África do Sul”, destacou.
António Costa disse que o Governo está atento ao controlo dos voos indiretos, de pessoas que vêm destes países mas que tenham feita escala noutro país. Nesse sentido, está a promover a “testagem e quarentena para pessoas dessas origens, de forma a controlar o risco de desenvolvimento dessas estirpes”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com