A Câmara Municipal do Funchal aprovou um apoio a 972 estudantes, num investimento de 858 mil euros, no âmbito das bolsas a estudantes do ensino superior.
A autarquia sublinha a alteração que existiu em setembro deste ano no regulamento de acesso às bolsas do ensino superior, que teve como objetivo “aumentar o número de famílias com apoio, aumentando o teto máximo de rendimentos elegíveis”.
A vereadora na Câmara do Funchal, Helena Leal, referiu que o atual executivo tem vindo a alterar este Regulamento de forma a torná-lo “cada vez mais abrangente e justo”, dizendo que desde setembro já deram entrada no município 1.937 candidaturas.
“De facto, alargamos a todos os níveis de qualificação superior, deste o cursos técnicos superiores até aos doutoramentos, aumentámos o valor do apoio aos alunos mais carenciados e aos alunos deslocados. No global, verificou-se um aumento dos valores a atribuir, não só pelo facto do valor máximo passar a ser de 1.100 euros, em vez dos mil euros anteriores, como devido e não penalizando os alunos deslocados que recebem bolsa, dos primeiros escalões, do Governo Regional”, disse Helena Leal.
A autarquia estaca que tem investido na qualificação superior dos seus alunos de forma integral, “desde os cursos técnicos superiores até aos doutoramentos, completando assim um ciclo de investimento na qualificação da sua população, num momento de grande fragilidade social. No ano letivo 2023/24, foram atribuídas 1.797 bolsas, num investimento superior a 1,5 milhões de euros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com