[weglot_switcher]

Funcionários judiciais marcam greve para quarta-feira

Entre outros aspetos, em reivindicação está a “inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual, com efeitos a 1 de janeiro de 2021, ou seja, o pagamento do valor mensal nas 14 prestações anuais”.
30 Agosto 2021, 17h49

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) vai fazer greve de um dia, a vigorar entre as 00:00 e as 24:00 horas, do dia 1 de setembro de 2021, um protesto que se aplica a todos os funcionários de justiça.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o sindicato explica que em causa está a “inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual, com efeitos a 1 de janeiro de 2021, ou seja, o pagamento do valor mensal nas 14 prestações anuais”, bem como da “abertura de procedimento para acesso a todas as categorias cujos lugares se encontrem vagos: escrivão e técnico de justiça adjuntos, escrivão de Direito, técnico de justiça principal e secretário de justiça”.

Os trabalhadores vão manifestar-se também pelo “preenchimento integral dos lugares vagos” e a “regulamentação do acesso ao regime de pré-aposentação”. Segundo o SFJ, estas medidas não carecem de revisão estatuária.

O sindicato descreve a atual situação socioprofissional como “dramática” pela falta de funcionários e o “continuar do congelamento, injustificado, de promoções”. Assim, os funcionários judiciais pretendem “exigir do governo o cumprimento dos compromissos assumidos e as deliberações da Assembleia da República”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.