A Fundação Repsol, em colaboração com o Ministério do Ambiente e Ação Climática de Portugal, vai avançar com o projeto Motor Verde +Floresta. O acordo estabelece um investimento superior a 400 milhões de euros para reflorestar terrenos ardidos ou baldios, numa área total de 100 mil hectares.
Em comunicado, a petrolífera refere que o acordo foi assinado pelo presidente da empresa, Antonio Brufau, e o ministro Duarte Cordeiro. Está prevista a plantação de mais de 90 milhões de árvores de espécies autóctones, que vão absorver, através da sua ação natural, mais 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono libertadas para a atmosfera pelos mais diversos sectores de atividade.
Para concretizar o objetivo a que a Fundação Repsol se propõe, está previsto serem criados milhares de postos de trabalho, em particular nas zonas rurais do país.
A mesma organização vai avançar com programas de formação com o propósito de fomentar o empreendedorismo e o emprego nos meios rurais. Em simultâneo, promete uma “solução climática natural”, ligada a benefícios de ordem ambiental, social e económica nas comunidades rurais envolventes.
Na cerimónia dedicada ao projeto Motor Verde +Floresta estiveram presentes, além do ministro do Ambiente e Ação Climática, o primeiro-ministro, António Costa e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com