O que a aquisição da Neves de Almeida trouxe de mais relevante para a Cegoc?
Dois anos volvidos desde a aquisição, podemos afirmar que esta operação trouxe um conjunto de mais valias significativas, quer para a Cegoc, quer para a própria Neves de Almeida, que hoje se traduzem numa capacidade de resposta mais assertiva e abrangente, de ambas as marcas, aos desafios de gestão de talento dos nossos clientes. A aquisição da Neves de Almeida permitiu-nos reforçar áreas de negócio onde já atuávamos, como a Consultoria, a Formação e o Talent Assessment, com soluções e talento tecnicamente diferenciados, cujo reconhecimento no mercado é inegável. Desde a aquisição, passamos também a atuar nos negócios do executive search e recrutamento especializado, áreas cujo negócio nos eram em grande medida desconhecidos, e que continuamos a considerar uma alavanca importante para consolidar a nossa estratégia de crescimento.
De que forma as duas empresas conjugam as suas competências?
Numa primeira fase optámos por atuar como entidades independentes, operando lado-a-lado no mercado, com as equipas e abordagens intactas, como até à aquisição. Este período foi necessário para conhecermos a fundo as valências de uns e de outros e concluirmos sobre a melhor forma de aproveitar sinergias, simplificar processos e reduzir custos supérfluos. Terminado esse levantamento, passamos à fase de reorganização dos diferentes negócios, fundindo algumas equipas e racionalizando outras. Esse trabalho permitiu-nos testar a integração das duas culturas e iniciar o ano com uma visão clara sobre a missão e o propósito de cada marca, no futuro. Assim, sob a marca Cegoc, reunimos as áreas de negócio da consultoria de pessoas e cultura, da formação e desenvolvimento que compreende o desenho de programas e intervenções à medida, eventos de teambuilding e soluções de Digital Learning, bem como uma terceira área de negócio, 100% dedicada à prestação de serviços de gestão da formação. Sob a marca Neves de Almeida, decidimos concentrar todo o negócio de identificação e aquisição de talento, concentrando-a nos negócios do executive search, recrutamento especializado, e talent assessment.
Que balanço faz destes dois anos desde a aquisição?
O exercício de fundir duas culturas tão distintas e fortemente enraizadas teve os seus desafios, mas foi, e continua a ser, fortemente recompensador. Dois anos depois de firmarmos o acordo, sinto que a parte mais árdua desse caminho foi já concluída e que hoje temos a organização mais coesa e preparada para responder aos desafios dos nossos clientes e do mercado.
O que espera para os próximos dois anos?
A nossa ambição é sermos reconhecidos como parceiro de referência na resposta aos principais desafios de gestão estratégica do talento, de clientes e parceiros a operar em Portugal e no mundo.
Em termos das áreas de negócio, como um todo, sinto que estamos no bom caminho. Algumas têm ainda muito potencial de evolução e seguramente queremos ir mais além com todas elas, mas vejo já resultados muito positivos e animadores, que resultam das decisões de reorganização e otimização, entretanto tomadas.
Nos próximos dois anos queremos consolidar este caminho, aumentando a nossa penetração nos clientes que já temos e adquirindo mais negócio nas áreas que agora adicionamos ao portefólio. Não ponho de lado a possibilidade de voltarmos ao mercado para adquirir outros operadores que nos ajudem a consolidar estas unidades, sempre e quando surgirem boas oportunidades.
Em que aspetos o Grupo Cegoc está agora mais bem preparado para responder de forma transversal às necessidades das organizações?
A nossa capacidade de responder de forma transversal a tudo o que à gestão integrada de recursos humanos diz respeito advém, precisamente, de sermos um Grupo estruturado com a ambição de responder com eficácia e de forma articulada às principais necessidade e anseios dos seus clientes, nesta matéria.
A entrega dos projetos continuará a ser feita por pessoas e equipas apaixonadas pelo que fazem, com valores de colaboração e partilha, capazes de responder de forma dedicada e especializada aos desafios que lhes são colocados.
A união de algumas equipas técnicas, nomeadamente das áreas da Consultoria de RH, da Formação e Desenvolvimento, e, sobretudo, das duas equipas de marketing e vendas, teve precisamente como objetivo, acelerar essa articulação, com vista a aumentar o cross-selling e a entrega de soluções integradas.
Como se posiciona o Grupo CEGOC no mercado português?
Enquanto Grupo, atuamos neste mercado com três marcas – Cegoc, Franklin Covey (da qual somos representantes exclusivos em Portugal, Espanha e Itália) e, agora também, Neves de Almeida. Centramos a nossa atuação na identificação, aquisição, avaliação, formação e desenvolvimento de talento de forma transversal e intersetorial, estruturando a nossa oferta em cinco áreas de negócio complementares e interdependentes.
Estruturámos as nossas áreas de expertise por unidades: People & Culture Consulting, L&D Solutions, Learning Services, Executive Search & Specialized Recruitment e Talent Aquisition, o que nos permite responder a praticamente todas as necessidades e solicitações dos nossos clientes, de A a Z.
Queremos ser vistos como um operador transversal, reconhecido no mercado pela excelência das soluções e abordagens metodológicas, com foco na gestão integrada do talento e na aceleração da performance de pessoas e equipas.
Há planos de internacionalização e/ou expansão? Se sim, em que mercados e como pretendem apresentar-se?
Objetivamente, sim. Já iniciamos esse processo com o “People Engagement Survey” (anteriormente, Índice de Excelência), e em breve também o vamos querer fazer com as áreas de Executive Search e Talent Advisory, tirando partido da ampla rede de clientes e parceiros globais do Grupo Cegos, ao qual pertencemos.
É por isso, aliás, que decidimos acelerar a evolução da marca Neves de Almeida para uma nova identidade corporativa, em linha com a identidade visual adotada pelo Grupo Cegos, como forma de assinalar a próxima etapa da sua integração no nosso Grupo.
Esta nova identidade permite sublinhar novamente o propósito estratégico desta aquisição, e abre portas para a internacionalização da Neves de Almeida como a primeira marca do grupo especializada nas áreas de Executive Search e Talent Advisory, o que reflete a nossa ambição de crescimento conjunto.
De que forma o mercado reage aos estudos veiculados pelo Grupo? Tem sido uma maneira de afirmar o seu posicionamento e o seu know how?
A Cegoc e o Grupo Cegos têm investido muito, nos últimos anos, na estruturação e divulgação dos seus estudos nacionais e internacionais, como forma de partilhar linhas de orientação. Mas, sobretudo, gerar informação relevante, para apoiar a reflexão e dar suporte à tomada de decisão, por parte das lideranças.
Em Portugal, para além do People Engagement Survey (PES), Estudo de Clima e Envolvimento Organizacional, que realizamos e publicamos anualmente em conjunto com o ISCTE Executive Education, muito em breve iremos também publicar um estudo sobre “O que vai mudar na Gestão de Pessoas em 2025”, que resulta do cruzamento entre os resultados do PES e um conjunto de conversas realizadas, no final de 2024 e início de 2025, com líderes de topo e gestores de pessoas, dos mais diversos setores de atividade e dimensão de organização em Portugal, que ajudará na identificação das principais preocupações, tanto na perspetiva dos colaboradores, como na dos líderes. Para além de partilhar o foco de atuação/investimento em 2025 dessas organizações para dar resposta às mesmas, ao longo deste ano.
Para além destes estudos, A Cegoc e o Grupo Cegos publicam todos os anos um conjunto de estudos internacionais, surveys, white papers e outros conteúdos de relevo, sobre tendências e temáticas que ajudam a perceber quais os obstáculos, tendências, necessidades e expetativas relativamente à formação e desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Este ano, além dos trabalhos já mencionados, está prevista a publicação do White Paper “Dominar a IA: Formação para uma utilização ética e eficaz nas empresas”, um guia prático e estratégico para decisores de RH, L&D e gestores que procuram otimizar a adoção da IA nas suas organizações. Também lançaremos um survey sobre gestão, com especial enfoque nos Primo-Managers, um survey dedicado à inclusão e diversidade, e, mais no final do ano, um White Paper centrado na gestão de vendas baseada em dados.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em parceria com a Cegoc.
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