O maior fundo do mundo, o fundo soberano da Noruega, superou a marca de um bilião de dólares esta terça-feira pela primeira vez, com o valor dos ativos a ser impulsionado pelo momento positivo das ações globais e pela apreciação do euro. O fundo, com quase 20 anos, chegou a 7,851 biliões de coroas norueguesa por volta das 10h30, segundo dados da agência Reuters.
Oslo tem-se tornado cada vez mais dependente do fundo para financiar as despesas públicas do país e o marco foi alcançado no dia seguinte a Erna Solberg ter conseguido o segundo mandato como primeiro-ministro do país. O novo governo vai supervisionar uma revisão do fundo nos próximos meses, que irá incluir alterações de governança e estratégia.
“Está em curso um processo de modernização do mandato do Norges Bank”, explicaram os analistas do Danske Bank, numa nota a que a Reuters teve acesso. “Este processo foi iniciado no governo Solberg I e os resultados [das eleições] devem ajudar a acelerar este processo”.
Estabelecido em 1998, para salvaguardar as receitas energéticas para as gerações futuras, o fundo vale agora mais de 2,5 vezes o produto interno bruto (PIB) da Noruega, enquanto as previsões do país eram que fosse 1,3 vezes maior que o PIB, em 2020.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com