[weglot_switcher]

Fundos de investimento mobiliário do Montepio e da Caixa lideram em rentabilidade

O Montepio Euro Financial Services lidera a tabela com 27,3% de rentabilidade anual, segue-se o Caixa Ações Portugal Espanha, com rentabilidade de 18,8% e em terceiro volta a ser um fundo da Montepio Gestão de ativos, o Montepio Euro Utilities com rentabilidade de 16,7%.
23 Abril 2025, 21h30

A APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, publicou a lista de Fundos de Investimento Mobiliário com maior rendibilidade nos últimos 12 meses (os dados são da semana de 17 de abril deste ano).

O Montepio Euro Financial Services lidera a tabela com 27,3% de rentabilidade anual, nível de risco 6 e com um volume de ativos sobe gestão de 9,6 milhões de euros. É um fundo de ações sectoriais.

Em segundo lugar surge a Caixa Ações Portugal Espanha, um fundo de ações ibéricas que revelou uma rentabilidade anual de 18,8%. É um fundo de risco 5 e tem ativos sob gestão no valor de 25,9 milhões de euros.

Também da Montepio  Gestão de Ativos, está na lista em terceiro lugar, o Montepio Euro Utilities, um fundo de ações sectoriais, com rentabilidade de 16,7%, com risco 5, e 9,7 milhões de euros de ativos sob gestão.

Em quarto lugar surge o Sixty Degrees Ações Portugal – Categoria T. É um fundo de ações nacionais com risco 5, rentabilidade de 15,8% e com ativos sob gestão de 14,8 milhões de euros.

No Top 10, a maio da tabela, com uma rentabilidade de 13,2%, está o GNB Portugal Ações, do Novobanco. É um fundo de ações nacionais com risco 5 e com 45,4 milhões de euros sob gestão.

O fundo BPI Portugal (de ações nacionais) surge em sexto lugar com uma rentabilidade de 12,3%, um nível de risco 5 e com ativos sob gestão de 54,8 milhões.

O IMGA Ações Portugal – Categoria A apresenta 12,3% de rentabilidade, é um fundo de ações nacionais, de risco 5 e com 276.3 milhões de euros sob gestão.

O Santander Ações América – Classe C da Santander Asset Management, segue-se no ranking com uma rentabilidade de 11,8%, e é um fundo que investe em ações da América do Norte, regista uma rentabilidade de 11,8%, tem um risco 6, e ativos sob gestão de 83,8 milhões de euros.

A Invest Ibéria regista uma rentabilidade de 11,7%, é um fundo de ações ibéricas com risco 5 e com 2,8 milhões de ativos sob gestão.

Por fim, em 10º surge o Optimize Portugal Golden Opportunities Fund da Optimize Investment Partner. É um fundo multi-activos agressivos com rentabilidade de 10,7%, risco 4 e 50,2 milhões de euros de volume sob gestão.

A associação adverte que não estão incluídos aqui as comissões, entre elas as comissões de subscrição e resgate.

“Os resultados apresentados não têm em consideração o imposto que seja eventualmente devido pelos Participantes relativamente aos rendimentos auferidos no período após 1 de Julho de 2015”, adverte a APFIPP.

Nesta análise a associação liderada por João Pratas, diz que não foram considerados os Fundos Fechados, os Fundos denominados em moeda diferente do euro e os Fundos que divulgam o valor das UPs (unidades de participação) numa periodicidade inferior à semanal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.