[weglot_switcher]

Galp prepara queixa contra gasista norte-americana

Norte-americanos da Venture Global arrancaram com a produção numa fábrica há dois anos, mas ainda não entregaram gás a empresas europeias com quem fecharam contratos de longo prazo.
Galp
10 Janeiro 2024, 18h02

A Galp iniciou procedimentos para apresentar uma queixa contra uma empresa gasista norte-americana dos EUA, a Venture Global.

A unidade industrial de Calcasieu Pass, no estado do Louisianna, está a produzir gás natural liquefeito (GNL) há 21 meses, mas não fornece empresas com quem fechou contratos de longo prazo, como a Galp, Shell ou a BP.

A empresa americana alega que a fábrica de liquefação ainda não arrancou, mas desde o início de 2022 que a unidade já vendeu mais de 200 cargas a outros clientes.

Como parte do processo, a empresa portuguesa quer obter mais dados sobre a produção de uma fábrica de liquefação da Venture Global antes de apresentar queixa e pediu informação à Federal Energy Regulatory Commission (FERC).

A BP e a Shell – a que se juntaram a italiana Edison, a polaca Orlen ou a espanhola Repsol – apresentaram queixas num tribunal arbitral no estado da Virginia contra a exportadora.

“Este comportamento reflete a falta de confiança da BP e da Shell sobre a suas posições contratuais e o seu completo desrespeito pelo processo regulatório norte-americano”, disse um porta-voz da Venture Global, citado pela “Reuters”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.