[weglot_switcher]

Galp quer vender metade da participação no bloco da Namíbia

Empresa portuguesa detém uma participação de 80% nesta exploração offshore na Namíbia que cobre quase dez mil m2 da Bacia de Orange. Agora, e após nova descoberta significativa, quer vender 40% da sua participação.
22 Abril 2024, 11h57

A Galp quer vender vender metade da sua participação no bloco de Mopane, ao largo da Namíbia. A venda da participação surge após a descoberta de pelo menos “dez mil milhões de barris de equivalente a petróleo, se não mais”.

A notícia da intenção de venda foi revelada à “Reuters” por três fontes do sector familiarizadas com o assunto. Desta forma, a Galp quer vender 40% da sua participação no consórcio.

Importa lembrar que a empresa portuguesa detém uma participação de 80% nesta exploração offshore na Namíbia que cobre quase dez mil m2 da Bacia de Orange. A petrolífera Namcor e o grupo de exploração independente Custos detém, respetivamente, 10%.

Apesar da Galp não comentar a possibilidade de venda à “Reuters”, a empresa já tinha indicado que poderia lançar um processo para atrair outros investidores para estes projetos na Namíbia.

O anúncio foi feito em comunicado pela empresa portuguesa no domingo. Após a abertura da praça portuguesa, a petrolífera chegou a disparar mais de 20% para 18,66 euros, abrindo a sessão a ganhar 18%.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.