[weglot_switcher]

Gestão da floresta inicia novo ano parlamentar na Madeira

Um projeto de resolução do PS Madeira abre o novo ano parlamentar na região autónoma. Os socialistas pedem ao Governo Regional que defina uma estratégia para a exploração e gestão da floresta.
15 Setembro 2020, 07h45

A Assembleia Legislativa da Madeira inicia um novo ano parlamentar esta terça-feira. A abertura da nova sessão parlamentar será feita através da discussão de um projeto de resolução do PS Madeira sobre gestão ativa das florestas para as tornar mais resistentes aos incêndios.

No projeto de resolução dos socialistas madeirenses defendem que a prevenção contra os incêndios passa por criar e manter condições nos terrenos baldios e florestais que evitem a ignição e rápida propagação dos fogos.

Os socialistas sublinham que das entidades públicas, face à dificuldade em manter os espaços limpos, espera-se que incentivos, quer sejam por via monetário ou de outro cariz que permitam aos proprietários terem os seus terrenos limpos e seguros.

“É certamente irrealista pensar que os privados se envolverão ativamente nesse esforço, se não puderem usufruir de forma proveitosa das suas propriedades florestais”, diz o projeto de resolução.

O PS defende que é preciso encontrar uma solução de compromisso entre a conservação e o usufruto dos espaços florestais, com a sua rentabilização económica, seja pela venda de produtos e serviços, ou pela diversão económica da floresta.

Os socialistas pedem ao Governo da Madeira que defina uma estratégia para a exploração e gestão da floresta.

Na agenda está ainda outro projeto de resolução do PCP sobre o setor da hotelaria e turismo e a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.