[weglot_switcher]

Giorgia Meloni admite estar pronta para assumir cargo de primeira-ministra

Agora, é esperado que o presidente italiano entre em contacto com Giorgia Meloni no final do dia para pedir formalmente que se torne primeira-ministra.
21 Outubro 2022, 15h16

A líder dos Fratelli d’Italia, Giorgia Meloni , disse ao presidente italiano, Sergio Mattarella, que está pronta para assumir o cargo de primeira-ministra e formar um novo governo imediatamente.

“Estamos prontos para formar um governo o mais rápido possível”, disse Meloni aos jornalistas após uma reunião, que durou apenas 15 minutos, segundo o “The Guardian”. Meloni reuniu-se com o presidente ao lado dos seus principais aliados – Matteo Salvini, da Liga de extrema-direita, e Silvio Berlusconi , fundador do Forza Italia.

Agora, é esperado que Mattarella entre em contacto com Giorgia Meloni no final do dia para pedir formalmente que se torne primeira-ministra.

O braço direito de Berlusconi no Forza Italia, Antonio Tajani, deve ser o próximo ministro dos Negócios Estrangeiros e é esperado que o cargo no ministério da economia vá para Giancarlo Giorgetti.

O bloco de direita conquistou a maioria parlamentar dominante nas eleições de 25 de setembro, com o partido de Meloni a conseguir o maior número de votos, colocando-a na posição de se tornar a primeira primeira-ministra da Itália.

O novo governo enfrenta uma série de desafios assustadores, incluindo uma recessão iminente na terceira maior economia da zona do euro, contas de energia crescentes e a guerra na Ucrânia.

Além disso, Berlusconi tem questionado repetidamente a autoridade de Meloni. Numa nota que deixou em público no parlamento na semana passada, Berlusconi, de 86 anos, descreveu Meloni como “ arrogante e ofensiva”. Esta semana, o ex-primeiro-ministro desencadeou uma nova tempestade quando disse aos legisladores que culpava a Ucrânia pela guerra com a Rússia e revelou que no passado trocou presentes e “cartas doces” com Vladimir Putin .

Posteriormente, Meloni emitiu uma declaração a garantir que seu governo seria pró-NATO e pró-europeu. “Quem não concorda com essa questão fundamental não pode fazer parte do governo”, disse a líder dos Fratelli d’Italia.

Meloni fará o seu primeiro discurso no Parlamento na próxima semana.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.