Governo aprova diploma que reforça proteção dos depósitos das grandes empresas

O próximo passo é submeter o diploma para apreciação parlamentar.

Cristina Bernardo

O Governo aprovou um diploma que pretende oferecer proteção adicional aos grandes depósitos, nas mãos das grandes empresas, noticia o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira. O próximo passo é submeter o diploma para apreciação parlamentar.

A aprovação ocorreu há uma semana, em Conselho de Ministros, e vem responder a uma proposta feita pelo Banco de Portugal.

“No regime atual, gozam desta prioridade os depósitos abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros e os depósitos de pessoas singulares e micro/pequenas e médias empresas na parte que exceda os 100 mil euros”, explica o Ministério das Finanças ao diário de economia.

Agora, este diploma que está entregue a Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, propõe “que sejam seguidos por outros depósitos, nomeadamente depósitos das demais pessoas coletivas – outras empresas e também instituições do Estado – na parte que exceda 100 mil euros”.

Recomendadas

Europeias: Pedro Marques diz que PS terá eurodeputado dos Açores e isso “faz a diferença”

Para Pedro Marques, é “muito difícil de explicar” a posição do PSD, mas o PS, por Bradford, um “profundo conhecedor da região”, “tem em conta as regiões ultraperiféricas” e os Açores em concreto.

Marisa Matias diz que Bruxelas “está a preparar um assalto às pensões”

A eurodeputada acusa Bruxelas qde querer reduzir a Segurança Social “a um sistema de esmolas para pobres, empurrando quem pode para produtos privados e quem não pode para a miséria”.

João Ferreira recupera tema da “renegociação da dívida nos juros, prazos e montantes”

“Ao todo, foram mais de 100 mil milhões de euros de juros pagos à banca desde a entrada de Portugal no euro, recursos que fizeram e fazem falta aos salários, pensões, aos serviços e investimento públicos, à dinamização da produção nacional”, afirmou o eurodeputado comunista.
Comentários