O Governo prepara-se para relançar o processo de privatização da TAP já este ano mas o Executivo liderado por Luís Montenegro ainda não definiu qual o modelo de venda da participação do Estado na companhia aérea, de acordo com informação avançada em exclusivo esta sexta-feira pelo JE.
Juntamente com o lançamento do novo aeroporto, a venda do capital que pertence ao Estado na TAP é uma das promessas que constam do programa de Governo da Aliança Democrática. Questionada sobre o relançamento da privatização, fonte oficial do Ministério das Infraestruturas não comenta.
A dificuldade na definição do modelo da privatização não será alheia às razões invocadas por Marcelo Rebelo de Sousa no veto que o Presidente colocou à operação que ficou suspensa após a demissão do anterior primeiro-ministro, António Costa, e da convocação de eleições antecipadas para 10 de março, que deu a vitória à Aliança Democrática.
Resta agora saber qual será o modelo de privatização que o Executivo vai escolher e a posição que o acionista Estado pretende manter na companhia aérea, após, no final de outubro do ano passado, Marcelo ter devolvido ao anterior Governo o diploma de privatização da TAP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com