O Governo de Cabo Verde informou, esta segunda-feira, que “acompanha, com grande preocupação, os recentes desenvolvimentos na República da Venezuela”.
“Neste sentido, o Governo reafirma o seu compromisso inabalável com os princípios fundamentais do direito internacional, consagrados na Carta das Nações Unidas e, ao mesmo tempo, reitera a sua solidariedade com o povo venezuelano, que é quem mais sofre com a existência de regimes autoritários, com a instabilidade política e a precariedade económica e social”, referiu, em comunicado.
O Governo de Cabo Verde disse ainda que “preocupado com o futuro do País, expressa a sua sincera esperança na construção de uma Venezuela democrática, que garanta a estabilidade e prosperidade para o seu povo, com base num diálogo interno inclusivo e no respeito pelo Estado de Direito Democrático e suas Instituições e pelos princípios de convivência pacífica e de boa vizinhança”.
No domingo, o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) afirmou, num comunicado conjunto com o FBI e a DEA (Administração de Combate às Drogas) emitido este domingo, que a operação para capturar o Presidente venezuelano Nicolás Maduro exigiu meses de planeamento e só foi realizada depois se esgotadas “todas as opções legais para resolver a questão pacificamente”.
Já esta segunda, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro vai comparecer na segunda-feira perante um juiz de Nova Iorque às 12h locais (17h em Portugal Continental), confirmou o tribunal federal do Distrito Sul, em Manhattan.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com