[weglot_switcher]

Governo e autarquia de Lisboa assinam protocolo para requalificação de museus

Até ao final de 2025 vão ser recuperados e valorizados quinze museus e monumentos da cidade de Lisboa.
  • ANTONIO PEDRO SANTOS/LUSA
7 Janeiro 2022, 19h15

O Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a par com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa assinaram um protocolo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação de museus e monumentos de Lisboa.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, é explicado que as entidades assinaram “um protocolo de cooperação para a requalificação e valorização de quinze museus e monumentos da cidade de Lisboa até final de 2025, com financiamento do PRR no montante total de 56.879.350,00 euros”.

Vão estar incluídos na intervenção a Casa Museu Anastácio Gonçalves, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu de Arte Popular, os Museus Nacionais de Arqueologia, Arte Antiga, Arte Contemporânea do Chiado, Etnologia, Azulejo, Teatro e Dança, Traje, Coches (Picadeiro Real e Novo), Palácio Nacional da Ajuda, Panteão Nacional e Torre de Belém.

A nota do Ministério da Cultura informa ainda que será feira uma “remodelação profunda do Museu Nacional de Arqueologia, a valorização do núcleo composto pelo Museu Nacional do Teatro e Dança, pelo Museu Nacional do Traje e pelo Parque do Monteiro Mor, a requalificação do Museu Nacional do Azulejo, a remodelação do núcleo de ourivesaria e das reservas do Museu Nacional de Arte Antiga”.

Vão ser ainda criadas “estruturas de apoio ao visitante, bilheteiras e lojas na Torre de Belém e no Panteão Nacional e ações de conservação e restauro do Mosteiro dos Jerónimos e no Palácio da Ajuda e zona envolvente”.

As ações foram definidas pela DGPC “em articulação com os diretores destes equipamentos culturais”, conforme consta no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.