O governo espanhol eliminou o IVA de alimentos básicos num terceiro pacote de ajudas à população, mas os preços na alimentação continuam a subir.
Em dezembro, o governo espanhol anunciou um novo pacote para ajudar a combater a escalada da inflação. Entre as medidas anunciadas estava a isenção do IVA sobre alimentos básicos como o pão, leite, queijo, ovos, fruta, legumes e leguminosas, batatas e cereais, durante seis meses. Já o azeite e a massa iriam beneficiar de uma redução de 10% para 5%.
O governo espanhol foi mais longe e decidiu aplicar a redução do IVA para o gás e a eletricidade para 5%.
Além da redução do IVA, o governo espanhol também decretou que 4,2 milhões de famílias, com rendimentos anuais até 27.000 euros, iriam receber ajudas de 200 euros.
No entanto, mais recentemente, o Banco de Espanha previu que a inflação do preço dos alimentos continue a subir nos próximos meses e que atinja o nível recorde de 12,2% até ao fim de 2023. De momento, existem alguns bens essenciais a custar o dobro em Espanha.
Por cá, em Portugal, o governo português já chegou a ceder apoios de 125 euros, mas apenas durante um mês. Dado que isso não foi suficiente para as famílias fazerem face à crise, o primeiro-ministro, António Costa, já admitiu baixar o IVA nos bens essenciais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com