O governo Trump emitiu uma ordem, na sexta-feira, interrompendo todas as atividades de um projeto de energia eólica em Rhode Island, que poderia fornecer eletricidade para 350.000 residências.
Numa carta enviada à Ørsted, o Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), disse que a ordem de paralisação das obras procura “abordar preocupações relacionadas à proteção dos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e à prevenção de interferências com usos razoáveis da zona económica exclusiva, do alto mar e dos mares territoriais”.
“Não será possível retomar as atividades até que o BOEM informe que concluiu a revisão necessária”, acrescentou a carta.
A ordem de sexta-feira é a mais recente medida do governo Trump para desmantelar projetos eólicos e solares. O Congresso aprovou o Projeto de Lei “One Big Beautiful”, que limita severamente os incentivos para energia renovável promulgados na Lei de Redução da Inflação de Biden.
Além disso, o governo Trump anunciou no mês passado que conduziria processos rigorosos de revisão para todos os projetos eólicos e solares. O gabinete do Secretário do Interior, Doug Burgum, afirmou que isso incluiria decisões sobre subsídios, impacto ambiental e arrendamento de terras.
Esta semana, o governo também lançou uma investigação de segurança nacional sobre a importação de turbinas eólicas. Ainda não está claro por que a importação de turbinas eólicas é considerada um problema de segurança nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com