O Governo vai avançar com a construção de uma nova barragem de Fagilde, em Viseu. Está envolvido um investimento na ordem de 30 milhões de euros, que permitirá duplicar a capacidade de armazenamento de água na região, em conjunto com a barragem que já existe.
Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia faz saber que a informação foi avançada pela ministra que detém a pasta, Maria da Graça Carvalho, esta quinta-feira, durante uma visita a Viseu.
“A barragem existente”, explica-se no documento, “apresenta atualmente diversas anomalias
estruturais que comprometem a sua segurança e eficiência. Além disso, a capacidade de
armazenamento de água da albufeira atual é insuficiente para as necessidades da população
da região, de cerca de 140 mil pessoas”, pode ler-se.
O Ministério aponta para um estudo realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em conjunto com os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Viseu (SMAS), de acordo com o qual existe a “necessidade de construir uma nova barragem”, que vai ficar situada cerca de 100 metros a jusante da que já existe.
“O Governo está comprometido em garantir um abastecimento de água seguro, sustentável e resiliente para as próximas gerações, bem como o desenvolvimento económico e social da região”, referiu a ministra do Ambiente e Energia, citada no mesmo comunicado. A própria esclareceu ainda que não está prevista qualquer subida no preço da água para a população de Viseu, na sequência da intervenção.
O financiamento para o projeto chegará do Programa Operacional da Região Centro, em articulação com a CCDR Centro, a APA e o Governo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com