Grécia prevê crescimento de 2,5% em 2018

A economia grega deve registar um crescimento de 2,5% em 2018, de acordo com a proposta de orçamento entregue hoje no parlamento.

O país “entra num novo período de estabilidade económica”, afirmou o Ministério das Finanças.

A Grécia deve terminar este ano com um crescimento de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), o primeiro crescimento real nos últimos nove anos. Durante a crise, a Grécia perdeu um quarto do seu PIB.

No mês passado, o orçamento apontava para um crescimento de 2,4% no próximo ano e de 1,8% em 2017.

A previsão de excedente primário para 2018 é de 3,82% do PIB, acima dos 3,5% requeridos pelos credores, depois de 1,75% este ano.

A Grécia deve ultrapassar o objetivo para 2017, atingindo um excedente orçamental primário de 2,44%, de acordo com a proposta de lei, que será votada no dia 22 de dezembro.

Recomendadas

Fundos ESG ainda têm muito espaço para crescer em Portugal

No ano passado, a maioria das subscrições de fundos ESG foram feitas por pessoas singulares (99,2%), segundo os dados da CMVM, que mostram que as subscrições líquidas se revelaram nos quatro últimos anos, apesar de 2020 ter apresentado uma diminuição de 75% face a 2019.

Eletricidade. Desde 2009 que o valor da dívida tarifária não era tão baixo

A dívida vai afundar mil milhões em 2022, a maior descida registada desde 2008.

“Apoios de nove milhões foram cruciais para minimizar prejuízos”, revela presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto

“Esses apoios foram cruciais para, de alguma forma, minimizar aquilo que poderiam ser os prejuízos dos agricultores na venda das suas uvas”, revela Gilberto Igrejas. “Foram nove milhões de euros, na Região Demarcada do Douro, muito importantes para que o tecido produtivo não tivesse quebras superiores”, assegura o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), na edição do podcast “Conversas com Norte” que irá para o ar na próxima segunda-feira.
Comentários