[weglot_switcher]

Grécia vai aumentar salário mínimo pela segunda vez este ano

Aumento foi decidido para contrabalançar a alta inflação que o país enfrenta, impulsionada pela subida dos preços da energia.
14 Janeiro 2022, 13h11

A Grécia vai aumentar o salário mínimo pela segunda vez este ano, anunciou ontem o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, uma subida que deverá ser aplicada a partir do dia 1 de maio, noticia o “Politico”.

No primeiro dia do ano, o governo grego já tinha subido o salário mínimo bruto mensal em 2% para 663 euros por mês.

O próximo aumento do salário mínimo “será significativo, será muito superior ao aumento de 2%”, explicou Mitsotakis em declarações à estação televisiva ANT1.

Segundo o governante, a medida surge pela necessidade de contrabalançar a alta inflação que o país enfrenta – 5,1% em dezembro -, impulsionada pela subida dos preços da energia.

“Estimamos que essa perturbação seja mais intensa nos primeiros três meses de 2022 antes de diminuir”, continuou Mitsotakis, sublinhando que, no que diz respeito à pandemia, está “cautelosamente otimista”.

Nos últimos tempos, a Grécia tem subsidiado uma parte considerável das contas de eletricidade das famílias para tornar os custos de energia mais acessíveis, tendo sido anunciado esta semana um pacote de ajuda adicional de 400 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.