A Greenvolt, através da empresa pertencente ao grupo – Greenvolt Comunidades – celebrou, nesta quinta-feira, um acordo com o Sporting de Braga e o Sporting Clube de Braga, que visa a criação “daquela que será a maior Comunidade de Energia no setor do desporto em Portugal”, é destacado através de comunicado por parte da empresa do setor energético.
A parceria levará à colocação de 4.117 painéis fotovoltaicos nos terrenos da Cidade Desportiva dos guerreiros do Minho, em Braga, contando com quatro instalações (no estádio, no centro de estágio, no mini-estádio e ainda nos escritórios, museu e pavilhão do clube arsenalista).
“A capacidade de produção será superior a 2 MW, com uma geração de energia renovável anual estimada de cerca de 2.813 MWh. Desta produção, será partilhada com a comunidade envolvente um valor que deverá ultrapassar os 1.080 MWh”, é referido na mesma nota.
A energia que daí resultará, servirá para alimentar as necessidades energéticas do Sporting de Btaga, “introduzindo poupanças muito significativas no seu orçamento de energia”. Permitirá ainda a partilha da energia produzida em excesso com a restante comunidade, “situada num raio de até 4 quilómetros das infraestruturas”. Esta comunidade poderá ser composta por mil elementos, contabilizando famílias e empresas locais, é destacado também no documento.
Para João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, “estamos a assistir a um crescente apetite pelas nossas Comunidades de Energia, uma solução extremamente importante para acelerar o processo de transição energética tanto por parte daqueles que são os clientes-âncora como dos que, depois, obtêm acesso a esta energia limpa e com preços mais competitivos”. “A Comunidade de Energia que criada com o SC Braga é um bom exemplo deste conceito”.
Já José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt, realça que este “é o exemplo perfeito das vantagens que se podem obter com as Comunidades de Energia. Temos um produtor que vai consumir energia, mas também partilhá-la com os restantes membros da comunidade”. Acrescenta também que “o SC Braga obtém energia limpa, a preços competitivos, reduzindo a sua fatura energética e contribuindo para a sustentabilidade”.
Para António Salvador, Presidente do Sporting Clube de Braga, os objetivos do clube passam por “reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética, rumo à descarbonização. Decidimos fazê-lo não apenas numa ótica do Clube, mas alargar estas vantagens económicas e ambientais, à nossa comunidade envolvente. As nossas necessidades energéticas serão inferiores à capacidade de geração de energia instalada, o que nos permite partilhar parte dessa capacidade com centenas de famílias e empresas”.
A Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, atua no mercado desde abril de 2022, liderando este segmento com mais de 120 projetos de norte a sul do país, correspondendo a mais de 50 MWp.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com