[weglot_switcher]

Merck & Co vai comprar empresa de biotecnologia por 10 mil milhões

A farmacêutica fundada em 1891, conhecida por MSD em Portugal, quer aumentar a presença na área da imunologia. O valor do negócio representa um prémio de 75% em relação ao valor das ações da Prometheus no fecho da bolsa na sexta-feira.
16 Abril 2023, 14h37

A farmacêutica norte-americana Merck & Co., conhecida em Portugal por MSD, anunciou este domingo que fechou um acordo de aquisição com a Prometheus Biosciences por cerca de 10,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 9,7 mil milhões de euros) para reforçar a presença da empresa na área da imunologia.

O grupo Merck, através de uma das suas subsidiárias, irá pagar 200 dólares por ação da biotecnológica especializada em produtos para o tratamento de doenças imunológicas, o que significa um prémio de 75% em relação ao valor das ações da Prometheus no fecho da bolsa na sexta-feira (114,01 dólares). Nesse dia, a Prometheus Biosciences tinha uma capitalização de mercado de 5,4 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros).

“O acordo com a Prometheus vai acelerar a nossa crescente presença em imunologia, onde ainda há necessidades substanciais dos pacientes que não estão a ter resposta. Esta transação adiciona diversidade ao nosso portefólio geral e é um alicerce importante à medida que fortalecemos o mecanismo de inovação sustentável que impulsionará o nosso crescimento na próxima década”, disse o chairman e CEO da Merck, Robert Davis, em comunicado publicado online e consultado pelo Jornal Económico.

O negócio conta com a assessoria da Morgan Stanley, do Goldman Sachs e da Centerview Partners em termos financeiros, bem como das sociedades de advogados Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison e Latham & Watkins para as questões jurídicas.

A Merck & Co. é conhecida por MSD em todos os mercados além da América do Norte foi fundada em 1891 e tem sede em Rahway, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Merck na Alemanha

A Merck & Co. está relacionada com a empresa mais antiga do sector, criada em 1668, quando o farmacêutico alemão Friedrich Jacob Merck adquiriu a farmácia Angel em Darmstadt. No ano passado, o resultado líquido deste grupo farmacêutico foi de 3,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 8,9% em relação a 2021.

A subida dos lucros aconteceu sobretudo à boleia do negócio de ciências da vida, que é o principal desta empresa e envolve sistemas de água de laboratório, ferramentas de edição de genes, anticorpos, linhas celulares ou outros produtos para fabrico de medicamentos.

Só até setembro de 2022, a faturação da Merck (cresceu 12,9% para 22,2 mil milhões de euros, de acordo com o relatório financeiro divulgado em março. Logo, o conselho de administração decidiu propor um pagamento de 2,20 euros por ação em dividendos aos acionistas, significativamente superior aos 1,85 euros relativos aos lucros de 2021.

Notícia atualizada a 12-04-2023

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.