[weglot_switcher]

Grupo Inspired anuncia modelo de ensino com IA que “permite aprender três vezes mais rápido”

Inspired Edge Academy™ estreia-se em Londres já no início do próximo ano e será depois exportada para vários dos 125 países onde o grupo opera. Portugal também receberá o novo modelo de educação, revela o grupo britânico esta quarta-feira, 18.
18 Março 2026, 11h14

O Inspired Education Group, que em Portugal detém entre outros o Kings College School e o St. Peter’s, anuncia esta quarta-feira, 18, o lançamento da Inspired Edge Academy™, modelo educativo inovador que integra inteligência artificial para personalizar a aprendizagem e “permitir que crianças a partir dos oito anos aprendam até três vezes mais rápido do que com métodos convencionais”.

A academia estreia-se em Londres já no início do próximo ano e será depois exportada para vários dos 125 países onde o grupo opera, incluindo Portugal, que também receberá o novo modelo de educação.

“Todos os alunos são sempre acompanhados por um professor, cujo papel é complementado por ferramentas exclusivas de inteligência artificial, possibilitando a criação de estratégias personalizadas e ajustando o ritmo de estudo de acordo com as necessidades e potencial de cada aluno”, explica o grupo. O objetivo é acelerar o desenvolvimento do aluno.

O currículo académico obrigatório (inglês, matemática, ciências, tecnologias e línguas) será desenvolvido nas manhãs, através da interação com o professor e da utilização de ferramentas de inteligência artificial, visando acelerar exponencialmente a aprendizagem dos alunos através da personalização do ritmo e das estratégias de ensino. As tardes serão dedicadas à aplicação dos conceitos e à criação de competências práticas como a oratória, a resolução de problemas e a expressão artística. Os projetos de grupo assumem um papel central e irão focar-se em tópicos como a literacia financeira, empreendedorismo e bem-estar.

“É necessário que a educação evolua de forma a refletir o mundo em que as crianças estão a crescer. O modelo tradicional já não responde às necessidades das crianças, pois cada uma aprende de forma diferente. A Inspired Edge Academy™ permite que os alunos avancem à medida que dominam o currículo, integrando tanto conhecimento académico como competências práticas, desde construir um drone até gerir um negócio. A educação deve adaptar-se ao aluno, e não o contrário”, justifica Nadim Nsouli, fundador do Inspired Education Group e da Edge Academy.

“As salas de aula convencionais exigem que todos aprendam ao mesmo ritmo, o que não corresponde à realidade”, explica, por seu turmo, Mike Lambert, diretor global de Educação do Grupo Inspired Education. “Na Inspired Edge Academy™, cada aluno progride ao seu ritmo, recebendo apoio sempre que necessário. Mantemos o currículo nacional como base, mas complementamo-lo com competências que desenvolvem confiança, criatividade e preparação para a vida”.

Este metodologia de ensino personalizado é suportado por tecnologia de IA desenvolvida pela Century Tech.

Priya Lakhani OBE, fundadora e CEO da tecnológica refere: “É essencial um modelo educativo que prepare as crianças para o mundo real, oferecendo escolhas concretas aos pais e potencial máximo a cada aluno. O Edge combina foco na aprendizagem e memorização com criatividade e curiosidade, garantindo que todos progridem”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.