A cidade de Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026. A distinção foi anunciada esta quarta-feira, em Valência, atual Capital Verde Europeia. Ao lado da “Cidade Berço” concorriam a cidade alemã de Heilbronn e a austríaca de Klagenfurt.
O município vimaranense irá receber um apoio financeiro direcionado para projetos e iniciativas de sustentabilidade, em linha com a estratégia ambiental e de transição climática seguida nos últimos anos.
“Este ano, e à semelhança do ano passado, a candidatura foi composta por um amplo portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional. A título de exemplo, refira-se que o município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o setor privado, a academia e a administração municipal”, explica o município em nota de imprensa.
A avaliação feita à candidatura de Guimarães, presente a sete especialistas independentes, destacou um “desempenho excecional em sete parâmetros ambientais: “qualidade do ar”; “ruído”; “água”; “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”; “resíduos e economia circular”; “alterações climáticas: mitigação”; e “alterações climáticas: adaptação”.
“Quero felicitar toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial. Todos foram importantes neste sucesso pelo envolvimento que demonstraram, e todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração coletiva para Guimarães”, disse Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado.
A primeira candidatura ao prémio tinha sido apresentada pela autarquia em 2017, ano em que ficou em quinto lugar numa lista de 13 cidades a concurso.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com