O anúncio foi feito hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da CIM Douro: dos mais de 100 candidatos, foram selecionados 18 concorrentes para as etapas regionais.
Na 36.ª edição do Chefe do Ano, o mais prestigiado concurso de cozinha para profissionais em Portugal, os concorrentes terão de apresentar um menu completo que valorize as raízes da gastronomia portuguesa, destacando produtos e matérias-primas de origem nacional. “O menu deverá incluir uma entrada vegetariana, um prato de bacalhau, um prato de carne com arroz e uma sobremesa com azeite. Além disso, pelo menos um dos pratos deverá obrigatoriamente incluir laranja”, especifica a organização em comunicado.
As três eliminatórias regionais decorrerão em abril, começando pela região Sul & Ilhas, que terá lugar no dia 2 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Segue-se a região Centro, a 8 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. E a terceira e última etapa regional decorrerá a 29 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Durante a apresentação oficial, o evento contou com a participação de antigos vencedores do Chefe do Ano, que partilharam experiências e conquistas, designadamente Henrique Sá Pessoa, vencedor em 2005 e chefe do restaurante Alma**; Luís Gaspar, Chefe do Ano 2017 e responsável pelo restaurante Sala de Corte; Vítor Matos, vencedor em 2003 e chefe do Antiqvvm**, 2 Monkeys*, Blind* e Oculto*; e Diogo Novais Pereira, Chefe do Ano 2024 e chefe do restaurante Porinhos, que fez, também, uma demonstração de cozinha.
A grande final será disputada no dia 4 de junho, em Lamego, que acolhe a última etapa do concurso pelo terceiro ano consecutivo. Simultaneamente, terá lugar o Fórum Pensar Cozinha, um programa dinâmico com o tema “Profissional de Cozinha”, que incluirá debates, entrevistas e demonstrações ao vivo, e conta com figuras de vulto da gastronomia nacional. Em debate estarão temas como “Formação e Desenvolvimento”, “Definição de Identidade”, “Chefe Empreendedor”, “A Imagem do Chefe como Marca”, “Criatividade vs Eficiência” e “A Importância de Outras Experiências”.
Os 18 concorrentes apurados para esta edição dividem-se pelas três etapas regionais:
Pedro Dias (Mainside)
Alexandre Cabrita (Al Sud*,Palmares Ocean Living & Golf)
Maurício Vieira (Restaurante Águas de Bacalhau)
Bruno Gomes (Apego)
Luís Gaspar (Sesimbra Oceanfront Hotel)
Fábio Silva (Belmar Hotel Faro)
Afonso Alves (Restaurante Mezze)
Diogo Carvalho (Restaurante Via Graça)
Mário Santos (Rossio Gastro Bar)
Bruno Garcia (Hotel Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux*)
João Brás (Restaurante Xisto)
Ricardo Campos (Pestana Vintage Porto)
Vítor Miranda (Pena Park Hotel e Restaurante Biclaque Trajano)
Tomás Soares Carneiro (Oculto*, The Lince Santa Clara)
João Fernandes (Hotel da Oliveira, Hool Restaurante)
Carlos Magalhães (Oculto*, The Lince Santa Clara)
Hugo Pereira (Renaissance)
Jorge Bolito (The Yeatman**)
Concorrentes suplentes:
Wagner Rodrigues (The Lince Santa Clara)
Bruno Reis (Casa de Pasto de Justa Garrido by Bruno Reis)
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